Socorro sobre quatro rodas - O automóvel em Portugal está de parabéns. Faz 130 anos que circulou o primeiro carro de turismo pelas estradas nacionais, um Panhard & Levassor, adquirido na capital francesa pelo Conde Jorge d'Avillez. Tanto a introdução como a generalização do seu uso, nos hábitos dos portugueses, levaram tempo, por razões económicas. Todavia, na actividade dos bombeiros, foi adoptado relativamente cedo para transportar pessoal e material dos Bombeiros Voluntários Lisbonenses (BVL), pioneiros do advento da motorização no contexto do serviço de incêndios e do serviço de saúde.


Quem Somos





Origem

Criado em 28 de Julho de 2008, por iniciativa do jornalista Luís Miguel Baptista (CP 4829), que anteriormente exerceu as funções de Director-Adjunto do jornal Bombeiros de Portugal e de Secretário da Comissão Executiva do Núcleo de História e Património da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP).

O carácter inédito da acção valeu ao seu autor ser agraciado com a Medalha de Serviços Distintos, Grau Ouro, da LBP, "pelo contributo dado à valorização e divulgação da história dos bombeiros portugueses".


Estatuto Editorial

Espaço de informação/formação, independente, especializado na temática da história dos bombeiros em Portugal.

Promotor da divulgação e preservação da identidade histórico-cultural do serviço de incêndios e do socorrismo confiado a bombeiros, à luz do conceito de cidadania activa e responsável.

Privilegia uma abordagem interdisciplinar, tendo por base a corrente da "nova história".

Instrumento pedagógico motivado para servir a causa dos bombeiros e, simultaneamente, reflectir as suas nobres tradições no quadro da sociedade civil da qual emana.

Abrange diferentes suportes comunicacionais, que derivam da recolha, análise e tratamento de dados históricos.

Publica textos inéditos de natureza histórica, noticiário de actividades culturais relacionadas, directa e/ou indirectamente, com os bombeiros, bem como recensões críticas de livros no domínio da história das associações/corpos de bombeiros.

Aceita colaborações de investigadores e de outros interessados pela história dos bombeiros em Portugal, estimulando especialmente a participação de todos aqueles que cooperam ou desenvolvem actividades nas áreas museológica, literária e do coleccionismo.

Subordina-se, por opção, aos princípios da ética e da deontologia jornalística.


Contacto:
fogo.historia@gmail.com