ACTUALIDADE Integrada nas comemorações dos 95 anos dos Bombeiros Voluntários de Mangualde, foi inaugurada uma exposição fotográfica alusiva à história da instituição, que estará patente até ao final do ano. | A Assembleia Municipal de Lisboa, reunida no dia 6 de Fevereiro, aprovou uma recomendação à Câmara onde é defendida a instalação do Museu do Regimento de Sapadores Bombeiros "num espaço digno e com as condições adequadas para a preservação da valiosa coleção, procurando dinamizar este equipamento nas suas diversas valências". | Os Bombeiros Voluntários de Campo de Ourique sugerem o nome do histórico Comandante Armando de Matos Fernandes para novo ajardinamento em redor à Igreja de Santo Condestável.

 

10 de junho de 2022

POR TERRAS DE SUA MAJESTADE


Pesquisa/Texto: Redacção F&H

A recente e mediática celebração do jubileu de platina da Rainha Isabel II é um dos motivos pelos quais apresentamos antigas imagens da British Pathé, versando o centenário da London Fire Brigade, assinalado no ano de 1966.

A importância do facto mereceu a visita de Sua Majestade ao então quartel principal daquele Corpo de Bombeiros, em Lambeth, que serviu de palco à representação de quadros vivos sobre o processo evolutivo da luta contra o fogo na cidade de Londres.

Os breves instantes da recriação histórica incluída na peça noticiosa justificam ser bem apreciados, não só pelo rigor inexcedível dos trajes e artefactos, mas também por fazerem lembrar os primórdios do nosso serviço de incêndios, uma vez influenciado em muitos aspectos pela Inglaterra, designadamente, através da adopção de materiais e equipamentos fabricados naquele país. De resto, as bombas a vapor existentes em Portugal, da afamada casa Shand Mason & Co., constituem um dos exemplos marcantes da preponderância britânica, por força da revolução industrial e do consequente desenvolvimento tecnológico verificado nas principais companhias de incêndios portuguesas, na segunda metade do século XIX.