ACTUALIDADE Integrada nas comemorações dos 95 anos dos Bombeiros Voluntários de Mangualde, foi inaugurada uma exposição fotográfica alusiva à história da instituição, que estará patente até ao final do ano. | A Assembleia Municipal de Lisboa, reunida no dia 6 de Fevereiro, aprovou uma recomendação à Câmara onde é defendida a instalação do Museu do Regimento de Sapadores Bombeiros "num espaço digno e com as condições adequadas para a preservação da valiosa coleção, procurando dinamizar este equipamento nas suas diversas valências". | Os Bombeiros Voluntários de Campo de Ourique sugerem o nome do histórico Comandante Armando de Matos Fernandes para novo ajardinamento em redor à Igreja de Santo Condestável.

 

26 de janeiro de 2024

LIS50: UMA HISTÓRIA SOBRE MEIOS-AUTO


Texto: Redacção F&H

Chama-se LIS50 e é um site de características históricas que aborda a grande fase da motorização dos corpos de bombeiros da cidade de Lisboa, verificada entre 1930 e 1979.



Iniciativa privada sem fins lucrativos, encontra-se acessível através do domínio www.lis50.org, contemplando, de forma detalhada, um vasto lote de informação relativa a viaturas que estiveram ao serviço do então Batalhão de Sapadores Bombeiros de Lisboa, Bombeiros Voluntários de Lisboa, Bombeiros Voluntários da Ajuda, Bombeiros Voluntários Lisbonenses, Bombeiros Voluntários de Campo de Ourique, Bombeiros Voluntários da Cruz de Malta, Bombeiros Voluntários do Beato e Olivais e Bombeiros Voluntários de Cabo Ruivo. De igual modo é dedicada especial atenção aos historiais de cada uma das associações e corpos de bombeiros.

Segundo a equipa de LIS50, "a viabilização da presente iniciativa apenas se tornou possível pela conjugação de numerosos e generosos contributos, quer de cariz institucional (RSB, CBVs, LBP) quer ainda (e cumulativamente) oriundos de bombeiros (com e sem farda), historiadores e observadores atentos e interessados relativamente à realidade pretérita a que nos reportamos".

Estruturalmente bem concebida, trata-se de uma plataforma muito útil e de fácil consulta, também disponível em inglês, pelo que reúne todas as condições para ser um meio de difusão planetária dos bombeiros portugueses.

Para além de sugestivas imagens fotográficas, o site reserva ainda informação suplementar sobre detalhes de equipamentos e fardamentos, bem como as tipologias das viaturas representadas.

"Por razões de rigor histórico aceitam-se e agradecem-se todos os contributos válidos, institucionais ou individuais, tendentes a complementar ou a aperfeiçoar os elementos factuais e as imagens aqui constantes", refere a equipa de LIS50, no site, motivada em aprofundar uma dinâmica de partilha.