Tempestade de fogo
Apelidado de "Segundo Grande Incêndio de Londres" (por as suas dimensões lembrarem o Grande Incêndio de Londres de 1666), recordamo-lo a propósito da passagem dos 80 anos sobre o fim da II Guerra Mundial. Contextualizando, de 7 de Setembro de 1940 a 10 de Maio de 1941, sucederam-se 57 noites de bombardeamentos por parte da força aérea alemã contra a Grã-Bretanha, com vista à sua rendição: a temerosa campanha Blitz. Porém, foi em 29 de Dezembro de 1940 que ocorreu a maior ofensiva e, por conseguinte, o mais devastador incêndio. Durante todo o seu período, a Blitz causou danos nefastos em Londres e noutras principais cidades, mas, surpreendentemente, não afectou o moral dos ingleses. Um exemplo de resiliência para a humanidade.

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sexta-feira, 27 de junho de 2025

Das origens da Escola Nacional de Bombeiros

Pesquisa/Texto: Redacção F&H

A RTP conserva nos seus arquivos uma entrevista que reúne o maior interesse e oportunidade, especialmente, quando a Escola Nacional de Bombeiros (ENB) acaba de assinalar os 30 anos da sua constituição enquanto associação de direito privado sem fins lucrativos.
Convidado do programa "Trinta minutos com…", o prestigiado engenheiro Carlos Ferreira de Castro fala-nos dos anseios e projectos da ENB, na sua fase de instalação.



Estávamos em 1989.

A Escola Nacional de Bombeiros dava os seus primeiros passos.

Entrevistado pelo jornalista José Cândido de Sousa, Carlos Ferreira de Castro, ao tempo Vogal da Direcção do Serviço Nacional de Bombeiros (SNB), era também, em representação deste organismo, o primeiro titular da Comissão Instaladora da ENB.

Pela riqueza do seu conteúdo, trata-se de um documento extremamente útil para compreensão do processo evolutivo daquela que mais tarde viria a ser reconhecida como autoridade pedagógica na formação técnica dos bombeiros portugueses.

Participante activo nos trabalhos de idealização da Escola Nacional de Bombeiros desde 1981, logo após a institucionalização do SNB, o entrevistado revela um total domínio do assunto e apresenta, de modo escorreito, propósitos e metas de aprendizagem, contextualizadas numa época particularmente desafiante ao nível do aperfeiçoamento dos métodos e técnicas aplicáveis à generalidade do socorro prestado pelos corpos de bombeiros.

É curioso verificar que o pensamento então predominante, perfilhado e desenvolvido pelas realidades organizativas e funcionais dos anos subsequentes, mantém-se pleno de actualidade, pois que continua a representar, no essencial, a matriz do projecto formativo da ENB.

Por demonstração da própria história, não há dúvida de que os antigos, pese embora a limitação de recursos, sabiam bem o que queriam e por onde deviam caminhar, proporcionando uma efectiva mudança de paradigma.