Tempestade de fogo
Apelidado de "Segundo Grande Incêndio de Londres" (por as suas dimensões lembrarem o Grande Incêndio de Londres de 1666), recordamo-lo a propósito da passagem dos 80 anos sobre o fim da II Guerra Mundial. Contextualizando, de 7 de Setembro de 1940 a 10 de Maio de 1941, sucederam-se 57 noites de bombardeamentos por parte da força aérea alemã contra a Grã-Bretanha, com vista à sua rendição: a temerosa campanha Blitz. Porém, foi em 29 de Dezembro de 1940 que ocorreu a maior ofensiva e, por conseguinte, o mais devastador incêndio. Durante todo o seu período, a Blitz causou danos nefastos em Londres e noutras principais cidades, mas, surpreendentemente, não afectou o moral dos ingleses. Um exemplo de resiliência para a humanidade.

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sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Um eléctrico chamado socorro

Pesquisa/Texto: Redacção F&H
Foto: Câmara Municipal de Sintra

O Eléctrico de Sintra, cujos troços foram abertos há 120 anos, chegou a servir de transporte alternativo aos bombeiros. Quando necessários socorros em pontos distantes e de dificultado acesso, pessoal e material saíam lestos dos quartéis, ali embarcavam e ao fim de pouco tempo de viagem tomavam posição nos locais de ocorrência.



A situação que é mais conhecida aconteceu em 28 de Julho de 1921. Nesta data, deflagrou um incêndio no elegante e confortável Hotel-Restaurant Royal Belle-Vue, na Praia das Maçãs.

Ao toque a rebate responderam os Bombeiros Voluntários de Colares, comparecendo com uma das suas duas bombas braçais.

Porque a urgência era grande, conseguiram que o referido equipamento e os voluntários que haviam sido mobilizados, assim como alguns populares, seguissem no eléctrico, a partir da estação do Banzão, numa vagoneta atrelada.

Infelizmente, à chegada, o edifício era pasto de chamas.

“(...) de vez em quando, estilhaçavam-se os vidros de uma janela do hotel e logo dela saíam furiosas línguas de fogo”, recordou em tempos quem testemunhou o sucedido.

Os hóspedes do hotel, no ímpeto de salvarem os seus pertences e diverso recheio das instalações, iam fazendo lançamentos pelas janelas, acabando os mesmos, em parte, por se inutilizar.

Porque o edifício ficava situado junto à costa, os bombeiros decidiram instalar a bomba no rochedo e utilizar a água do mar através de um corpo chupador, que servia para abastecer a caldeira e esta, por sua vez, alimentava as mangueiras. 

Apesar de concentradas todas as forças na rápida movimentação do engenho, a pressão mantinha-se baixa e dificilmente os jactos de duas agulhetas a trabalho atingiam as chamas.

Também os Bombeiros de Sintra acorreram ao incêndio, utilizando o eléctrico como meio de transporte. Valeu-lhes, tal como verificado com os seus congéneres, a facilidade concedida pela Companhia Sintra-Atlântico, permitindo que a sua bomba fosse igualmente transportada numa vagoneta. Os 16 quilómetros que os separavam do sinistro foram percorridos durante cerca de 25 minutos, facto muito apreciado. No entanto, pouco adiantou a conseguida ligeireza. O ataque ao fogo resultou numa acção infrutífera, por condicionalismos semelhantes aos experimentados pelos camaradas colarenses.

Note-se que em 1921, quer os Voluntários de Colares, quer os Voluntários de Sintra, ainda não tinham sido objecto do advento da motorização. A utilização do meio automóvel só veio a ser realidade, no caso dos primeiros, em 1930, e quanto aos segundos, em 1923.

O incêndio foi dado como extinto algumas horas depois dos acontecimentos aqui descritos, quando já nada mais havia para arder. Por consequência, o edifício ficou transformado em escombros.

O Hotel-Restaurant Royal Belle-Vue apresentava-se muito moderno para a época. Todos os quartos dispunham de iluminação eléctrica e água potável. Constituía, portanto, uma unidade de excelência ao serviço do turismo balnear.

Ainda a título de curiosidade, de referir que, no ano de 1913, o imóvel serviu de casa de veraneio ao Primeiro-Ministro Afonso Costa, tendo estado iminente na ocasião o assassinato do governante. A acção, da responsabilidade de opositores políticos, acabou interceptada por republicanos de Sintra e pelas autoridades policiais.





Nas imagens: 

O Eléctrico de Sintra no terminal da Praia das Maçãs, vendo-se ao fundo o imponente edifício do Hotel-Restaurant Royal Belle-Vue.

Modelo de bomba braçal do séc. XIX, semelhante ao utilizado pelos Bombeiros Voluntários de Colares e de Sintra no combate ao incêndio.