Incêndio do Chiado, 25 de Agosto de 1988 - Passavam poucos minutos das cinco da manhã quando foi dado o alerta. O fogo teve início na Rua do Ouro, nos Armazéns Grandella. A conjugação de vários factores adversos, com destaque para generalizadas condições de insegurança no espaço físico, fez propagar as chamas aos Armazéns do Chiado e a outros edifícios contíguos, nomeadamente, da Rua do Carmo, da Rua Garrett e da Rua Nova do Almada. | F&H e com RTP Arquivos


Distinção honrosa



O jornalista Luís Miguel Baptista foi mais uma vez distinguido pela Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) com a Medalha de Serviços Distintos, Grau Ouro, em virtude da sua intervenção na defesa da história dos bombeiros portugueses.

A referida condecoração, entregue no dia 10 de Dezembro de 2021, por proposta do então Presidente da LBP, Jaime Marta Soares, procurou destacar e reconhecer a qualidade de mentor e responsável pela instalação do Museu daquela Confederação (Museu Júlio Cardoso).

Recorde-se que a primeira Medalha, concedida na presidência de Duarte Caldeira, ficou a dever-se ao contributo dado por Luís Miguel Baptista à valorização e divulgação da história dos bombeiros portugueses, precisamente, através do projecto FOGO & HISTÓRIA.


Foto: Sofia Ribeiro