TRIBUTO - A presente imagem foi captada em Albergaria-a-Velha, no ano de 1969, e apresenta uma extensa e briosa formatura dos "BDA", Bombeiros do Distrito de Aveiro. Ao centro, vê-se o Governador Civil, Francisco Vale Guimarães, acompanhado do então Comandante dos Bombeiros Voluntários locais, José António Laranjeira, que mais tarde veio a ser Presidente do Serviço Nacional de Bombeiros. Através desta memória fotográfica, FOGO & HISTÓRIA presta simbólica homenagem a todos os BOMBEIROS PORTUGUESES que entre 15 e 19 de Setembro último foram mobilizados para combater os incêndios florestais que lavraram nas regiões Norte e Centro do país. De igual modo, evoca todos aqueles cuja vida o fogo ceifou, com destaque, por compreensíveis razões, para os quatro bombeiros atingidos no cumprimento da sua missão: João Silva, de São Mamede de Infesta, e Paulo Santos, Susana Carvalho e Sónia Melo, de Vila Nova de Oliveirinha.

sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Arquivo Digital é memória dos Bombeiros de Vizela

Texto: Redacção F&H

O Arquivo Digital dos Bombeiros Voluntários de Vizela configura uma daquelas invulgares boas acções que merecem ser conhecidas e divulgadas.
"Dos alertas da sirene rompante, ao socorro e aos seus heroicos atos, criaram-se os fios condutores das memórias que queremos eternizar", é este o desígnio de um grande repositório cuja visita recomendamos vivamente.



O acesso ao arquivo fica em https://arquivo.bvvizela.pt e todo o seu valioso conteúdo é dedicado, logicamente, aos bombeiros vizelenses.

O projecto levou três anos a ser concebido e encontra-se disponível desde o dia 11 de Outubro de 2021, data da sua colocação on-line.

O acervo arquivístico é muito completo, variado e organizado. Compreende fotografias, vídeos, documentos e publicações periódicas, em número considerável, referentes a um período de mais de cem anos.

Fruto de uma parceria firmada com a Casa de Sarmento - Centro de Estudos do Património, Unidade Diferenciada da Universidade do Minho, fundada em 2017, principalmente, para "fortalecer a ligação entre a Universidade e a comunidade" - este fundo documental tem um cunho de incomparável qualidade.

Márcia Castro, actual Secretária da Direcção da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela (RAHBVV), desempenhou um papel importante em todo o processo de criação do arquivo, que envolveu aturada pesquisa e também alguma dificuldade, designadamente, na identificação de fotografias, por estas não se encontrarem datadas. O passar dos anos e a inevitável perda de informação, sobretudo, quando da mudança de instalações, concorreram de igual modo para uma maior exigência das tarefas a seu cargo, já se si complexas.

Conclui-se, na base de declarações em tempo prestadas pela referida dirigente, à comunicação social, haver a intenção de dinamizar a actividade do repositório através do envolvimento de particulares, na cedência de eventuais curiosidades documentais para digitalização ou fornecendo outro tipo de informação útil tendente a elevar a iniciativa.

"A salvaguarda, valorização e disponibilização do acervo é um dos objetivos do Arquivo Digital, assente no pressuposto de que a história é única, insubstituível e deve ser transmitida de geração em geração, de forma a preservar o seu significado e calor" - avança uma das páginas de rede.

Na verdade, navegando-se pelo website é possível identificar todo o sentimento nele colocado pelos seus mentores, o que merece ser realçado, permitindo-nos sugerir, a propósito, o conteúdo intitulado "Agradecimento e Memória" - https://arquivo.bvvizela.pt/s/bvvizela/page/agradecimento-e-memoria.

Estamos certos de que o cibernauta não deixará de ficar surpreendido em cada clique que fizer, porquanto nada de semelhante se conhece no meio dos bombeiros portugueses, facto devido à dinâmica de proactividade que define a liderança do Presidente da Direcção, José Pires, reeleito no passado dia 12 de Outubro, para quem, segundo constatámos, a preservação da história tem um efeito construtivo: "Socorremo-nos desta ferramenta digital para preservar o passado, registarmos o presente e conduzirmos o futuro, caminhando através do que se espera ser um documento vivo."

O Arquivo Digital oferece ainda uma ideia generalizada do Museu da RAHBVV, inaugurado em 2017 e que poderá ser visitado nas instalações do quartel-sede. Trata-se de mais um padrão de valor e excelência. Do melhor que existe em Portugal, no que aos Bombeiros diz respeito, conforme atestam as imagens recolhidas recentemente pelo Jornal Digital de Vizela, as quais aqui divulgamos homenageando ao mesmo tempo a importância da comunicação social de âmbito regional e local, na difusão das coisas boas da nossa terra.




Nota final de homenagem

A história dos Bombeiros Voluntários de Vizela reserva lugares cimeiros a José Luís de Almeida e António Montenegro Mendonça Pinto, respectivamente, Presidente da Direcção e Comandante do Corpo de Bombeiros, quer pela virtuosidade das suas acções, quer pelo acrescido prestígio que ambos souberam conferir à instituição, na segunda metade do século passado, fazendo-a sobressair no todo nacional dos bombeiros. 

Pois bem, os dois extraordinários meios de divulgação cultural em presença, o Arquivo Digital e o Museu, não só fazem jus aos melhores pergaminhos da Associação e do seu Corpo Bombeiros como se enquadram no princípio do empreendedorismo perseguido pela saudosa dupla de responsáveis, o que certamente, caso estivessem entre nós, muito lhes agradaria.